ÁREAS DE ATUAÇÃO

Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas

 
Direito Civil.jpg

CIVIL

É o ramo que trata dos direitos e obrigações nas relações privadas, entre pessoas físicas ou jurídicas, enquanto membros da sociedade. 

 

A atuação do advogado se dá na defesa dos direitos de personalidade, de propriedade, de posse, de uso, em indenizações por danos morais e patrimoniais, na celebração e cobrança de contratos e obrigações em geral, em relações comerciais, em apólices de seguro, em relações de consumo, na elaboração de pareceres, entre outros.

 
Direito família_edited.jpg

FAMÍLIA

É a área do Direito Civil que trata dos direitos e obrigações nas relações familiares de cunho particular e com o Estado. 

 

A atuação do advogado nesta área visa atender o interesse do cliente em situações como o casamento, união estável, divócio, pensão alimentícia, adoção, guarda, tutela e curatela, reconhecimento de paternidade, entre outros.

 
Direito sucessões.jpg

SUCESSÕES

É a área do Direito Civil que trata da transferência de direitos e obrigações em decorrência da morte. 

 

A atuação do advogado se dá em situações de herança, testamento, inventário, arrolamento de bens, partilha, reconhecimento da qualidade de herdeiro, perda do direito de herança, Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), entre outros.

 
direito imobiliario.jpg

IMOBILIÁRIO

É o ramo do direito privado que trata dos direitos e deveres relacionados a bens imóveis. 

 

A atuação do advogado se dá em situações como a regularização fundiária, o condomínio, a usucapião, a posse, a desapropriação, o aluguel, a compra e venda, o comodato, o mútuo e os financiamentos da casa própria, IPTU, entre outros.

 
direito trabalho.jpg

TRABALHO

É o ramo que tutela as relações de trabalho sob a forma de contrato de emprego e também outras formas especiais previstas em Lei; de forma coletiva, tutela a relação entre trabalhadores e tomadores de serviços, representados por grupos de pessoas, associações coletivas, sindicatos, federações e confederações. 

 

A atuação do advogado se dá em reclamações trabalhistas, dissídios coletivos, acordos ou convenções coletivas, assembleias gerais, ações fiscais, termos de ajustamento de condutas, ações civis públicas, dentre outros.

 
direito empresarial.jpg

EMPRESARIAL

É o ramo do direito privado que trata dos direitos e obrigações da atividade negocial do empresário, e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômica. 

 

O advogado atua na estruturação dos atos constitutivos da empresa, em movimentos societários como fusão, incorporação e cisão, direitos de acionistas em Sociedades Anônimas, direitos sócios em Sociedades Limitadas, celebração de reuniões, atas e assembleias gerais ordinárias e extraordinárias, na elaboração de pareces, em relações comerciais, entre outros.

 
saul-bucio-P5YN73KrUAA-unsplash.jpg

TRIBUNAIS

A advocacia nos tribunais consiste na atuação profissional do advogado perante os Tribunais. Além dos foros de primeiro grau, em Curitiba, encontram-se sediados o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e a 5º Circunscrição Judiciária Militar (5ª CJM). 

 

A atuação do advogado pode se dar na forma de apresentação de recursos, medidas cautelares, despacho em gabinete junto com o Desembargador / Julgador, apresentação de memoriais e sustentação oral em sessão de julgamento.