Buscar
  • Carlos Alberto Riskalla F

Cuidado na compra e venda de automóveis



Na última semana, circularam na mídia algumas matérias sobre um golpe aplicado por uma revendedora de carros na Região Metropolitana de Curitiba. Até o momento, cerca de 100 pessoas foram até a 1ª Delegacia Regional São José dos Pinhais para registrar boletim de ocorrência alegando que a empresa os lesou, seja na compra ou venda de veículos.


Nosso sócio, Carlos Riskalla Filho, infelizmente foi uma das vítimas da situação. Contudo, para garantir que a justiça seja feita para todos, a Mecking, Riskalla & Advogados Associados está prestando assessoria gratuita para algumas das vítimas. Além disso, os advogados disponibilizaram um modelo de ação de bloqueio, busca e apreensão para as outras vítimas, e estão acompanhando o inquérito policial.


A MR & Advogados Associados realizou o pedido liminar de bloqueio do documento e busca e apreensão de alguns automóveis. Os advogados estão conversando com os jurídicos das lojas que receberam os veículos por repasse. E ainda buscam informações junto ao DETRAN e aos tabelionatos para identificar onde ocorreram as fraudes na documentação.


Para Riskalla Filho, é necessário uma atenção redobrada quando for realizar a compra e venda de seus veículos. “Se for deixar o veículo consignado, colha boas referências, pois a loja que aplicou o golpe parecia consolidada no mercado. Hoje, com o CRLV digital, golpistas podem imprimir ou falsificar o documento sem seu conhecimento”, afirma o advogado.


“Cuidado com abordagens em sites de venda, qualquer sinal que aparente ser estranho já é um indicativo de fraude, como apontamentos de transferência, multas de trânsito, etc. Não espere para tomar decisões, seja rápido, comunique à polícia e contrate um advogado com a máxima urgência. Quero salientar que a venda a “non domino”, mediante falsificação, não gera efeitos no mundo jurídico, nem mesmo para eventual adquirente terceiro de boa-fé”, conclui Riskalla Filho.


42 visualizações0 comentário